top of page
IMG_0867.JPG

ABOUT

Mariana Villas-Bôas tem formação em Arquitetura e Urbanismo-2013.2, pela Puc-Rio, com intercâmbio na BAU-Escola de design de Barcelona. Entre 2013 e 2017 trabalhou como cenógrafa assistente na TV Globo. Fez parte da equipe da novela ‘’Velho Chico’’, “Meu pedacinho de chão”, e da série ‘’Dois Irmãos”. 

 

Desde 2017 atua no mercado audiovisual como Diretora de arte, cenógrafa e assistente de arte. Integrou a equipe de filmes e séries no RJ e SP, como os longas “A paixão segundo G.H”, do diretor Luiz Fernando Carvalho, “Agreste”, do diretor Sergio Roizenblit, a série "A Névoa" de Fabio Mendonça e Daniel Lieff e "Cenas de um Crime"das diretoras Izabel Jaguaribe e Giovanna Machline. 

 

Em 2020 assinou a Direção de arte do filme Epitaph de Bernardo Barreto e Jorge Farjalla. Em 2021 do filme "Depois do Trem", de Joel Pizzini e da série Independências, de Luiz Fernando Carvalho para TV cultura, que ainda está no ar.

De out/2022 a março/2023, trabalhou em parceria com Tulé Peake, como co diretora de arte da série "Betinho: No fio da navalha". Participou do desenvolvimento conceitual e estético da arte e acompanhou os sets de filmagem. A série é dirigida por Lipe Binder e Julio Andrade. Produzida pela Formata - SP e Afroreggae, para Globo Play, a série ” foi selecionada para os festivais de Berlin e Cannes. Em 2024 Mariana foi indicada ao prêmio Shell de cenografia, pela peça Azira’I.

Mariana desenvolve filmes experimentais como Diretora. Em 2019 teve seu curta em parceria com a artista Zahy Guajajara selecionado pelos festivais Kannibal Fest em Berlin e Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro. Em 2021 seu curta "Mensageira" em parceria com a atriz Darília Oliveira, ganhou 2o lugar no Edital Ondas da Cultura da Funarj.

 

Durante o período de quarentena no RJ, respeitando o isolamento social, dirigiu a artista Zahy Guajajara em uma nova performance, Pytuem: Uma carta em defesa dos Guardiões da Floresta, que foi exibida em festivais de Teatro na Europa, como o Tanz In August em Berlim e o Grec em Barcelona. Até maio de 2023, seus curtas com a artista Zahy Guajajara estão em exibição no New Museum, em NY.

 

Em 2021 criou o curso  "Audiovisual na Prática: Os bastidores da Arte " e desde então deu aulas em cursos de férias da AIC, escola de cinema em SP, Puc-Rio e na escola de teatro Nós do Morro - RJ.

@marianavillasboas.art

 

bottom of page